domingo, 12 de abril de 2009

UTILIDADE : COMO PROLONGAR A VIDA ÚTIL DO COMPUTADOR


Algumas dicas que podem ajudar a prolongar a vida útil do seu computador.

Um computador tem um tempo de vida útil estimado entre dois e quatro anos. Conforme a utilização aplicada e os cuidados dispensados com uma máquina, (também levando em conta os componentes instalados) esse tempo pode aumentar ou diminuir drasticamente.

Por tratar-se de um equipamento que não é dos mais baratos, o qual certamente no momento da aquisição ninguém pretende trocar daqui a alguns meses ou um ano, alguns cuidados simples podem ser aplicados de forma a garantir um melhor desempenho e tempo de uso para seu computador.

Limpeza de Componentes

Assim como você não gosta de sujeira, seu computador também não. Tanto o cooler quanto o gabinete acabam acumulando muita poeira (sem contar os outros componentes) e isso é prejudicial para o bom desempenho de seu computador.Para prevenir o mau funcionamento do computador é recomendado uma limpeza periódica (ao menos do gabinete e do cooler) entre 6 meses e 1 ano para computadores que ficam em ambientes com pouca poeira e a cada 3 ou 4 meses no caso de ambientes com muita poeira ou que passaram por reformas recentemente.Lembre-se: utilize um pincel ou algo macio para a limpeza e tome cuidado ao retirar o cooler para limpeza, pois ele fica quase logo acima do processador. E claro, limpar os periféricos também ajuda a prolongar a vida útil destes itens.

Manter Refrigerado e em local apropriado

Proteja o computador do sol, umidade, líquidos e luz solar em excesso. Luz solar direta sobre o gabinete associado a um ambiente com pouca ventilação pode causar superaquecimento e travamentos. Adicionalmente, você deve ter equipamentos para refrigeração adequados ao seu computador, conforme os componentes que você tenha instalados.Como um recurso mais acessível e fácil de ser encontrado, você pode adicionar coolers na placa de vídeo, processador e gabinete.

Desinstalar Programas Não Utilizados

Para esta tarefa é recomendada certa cautela e escolha criteriosa para evitar posteriores inconvenientes. Será necessário acessar o menu “Iniciar”, e “Painel de Controle”. Feito isto, entre em “Programas” e “Alterar ou Remover um Programa”. Aqui serão listados todos os programas instalados e são detalhadas informações sobre eles.Verifique se há programas não usados e utilize a ferramenta de desinstalação. Não esqueça de apagar as pastas dos programas desinstalados.

Limpeza de Registros

Os Registros do Windows são constantemente atualizados e modificados, mesmo que você não saiba disso. Quando se instala um programa, as informações dele são adicionadas ao Registro. E a medida que instalações são feitas, novas alterações ocorrem, porém, quando um programa é desinstalado, essas informações permanecem no Registro fazendo com que ele acumule dados desnecessários.Estas entradas inválidas no Registro podem causar travamento e erros no computador, portanto é recomendado que se faça constantemente uma limpeza nos Registros para otimizar o desempenho e retirar informações inúteis.

Desfragmentação do Sistema

Após muitas alterações, instalações e desinstalações feitas em seu computador, ele começa a ficar lento, pois o sistema demora muito tempo para encontrar o caminho dos programas em meio a tantos “restos” deixados entre eles. Quando isto acontece, é necessário fazer uma desfragmentação de disco, para que o Sistema possa organizar seus arquivos.Este é um procedimento simples, porém requer algum tempo com o computador parado para que seja realmente efetivo seu resultado

Instalar e manter atualizados Anti-vírus, Firewall e Antispyware

Nem é preciso comentar que à medida que a internet evoluiu, juntamente as “pragas virtuais” acabaram por se propagar com mais facilidade. Hoje, todo internauta sabe que precisa se proteger contra vírus, trojans, worms, spywares e outras formas de acesso indesejado que podem acabar em uma grande dor de cabeça.Códigos mal-intencionados e esse tipo de ameaça podem danificar, travar, causar comportamento inadequado de programas ou até mesmo consequências mais drásticas (como danos irreparáveis) ao computador. Para evitar este tipo de transtorno, tenha sempre um bom anti-vírus, antispyware e firewall devidamente instalados e atualizados.Uma medida simples, porém efetiva é sempre tomar cuidado ao abrir (ou executar) anexos de e-mails vindos de fontes desconhecidas.

Ligar e Desligar o Computador

O ato de ligar e desligar o computador continuamente pode causar o desgaste acelerado de alguns componentes, principalmente coolers e discos rígidos. Alguns dos erros causados pelos Sistemas Operacionais poderiam ser evitados se o computador pudesse permanecer sempre ligado, pois muitas vezes é no ato de desligar a máquina que alguns arquivos são corrompidos, causando erros antes inexistentes.

Não ligar o computador em tempestades

Ligar o computador quando o mundo está acabando lá fora pode trazer problemas. As descargas elétricas geradas durante uma tempestade podem causar a queima de componentes essenciais trazendo como consequência a perda total do computador.

Estabilizadores e No-breaks

A rede elétrica tem muitas oscilações de corrente e isso pode causar danos ao computador. É recomendado que você tenha ao menos um estabilizador para prevenir isto, mas o ideal mesmo seria comprar um no-break, pois mesmo que ocorra uma queda de energia, o computador permanecerá ligado para que você possa desligá-lo de maneira apropriada.

Evitar choques no gabinete

Proteja seu gabinete! Os Discos Rígidos rodam com uma velocidade muito alta e choques contra o gabinete podem causar travamentos ou até mesmo danificá-los.

Memória RAM e HD

Trocar o Disco Rígido e a Memória RAM são procedimentos que não necessariamente aumentam a vida útil de um PC, mas podem prolongar seu tempo de permanência com um computador. O disco rígido, com o tempo de uso acaba se desgastando e trocá-lo pode ser uma alternativa menos dispendiosa do que trocar o computador inteiro. Aumentar a quantidade de Memória RAM (conforme a capacidade disponível) certamente vai melhorar o desempenho do computador.

Formatar o computador

Esta não é a solução para todos os problemas do computador, porém é um procedimento que pode ser muito saudável se feito de tempos em tempos. Quanto tempo? Para responder uma pergunta como essa, deve-se aplicar um pouco de bom senso.Se seu computador está lento, travando e com o desempenho muito abaixo do esperado e não importa o que seja feito porque nada resolve, talvez seja um bom momento para uma formatação.

15 comentários:

  1. exelente as dicas, eu faço a maioria dessas operações para limpeza de registro e de disco recomendo o CCleaner, anti virus o Avira 9 ta perfeito, parabéns pela postagem muito informativa


    http://farothi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Cara, muito interessante esse post... Eu sou um relaxado! Pior é que essa minha máquina aqui, custou uma pequenta fortuna, rsrsrsrs!

    Olhando bem, acho que preciso dar uma limpada nesse gabinte...

    Rsrsrsrs!

    Apareça:

    www.marcelo-antunes.blogspot.com

    Boa Páscoa!

    ResponderExcluir
  3. Sou pobre, o meu já está durando uns cinco anos e espero que dure mais outros cinco! hehe

    ResponderExcluir
  4. uffainda bm q tomo todos esses cuidados a tempos

    uma amiga minha passou pano umido dentro do pc quando o prof dela pediu pra q limpassem os pc´s por dentro
    kkkkkkkkkkkk

    keimo a placa de video e de rede

    parabens pelo blog
    minha primeira vez aqui
    espero retornar mais vezes aki

    ta convidado a vir no meu:

    diversão/entretenimento e amor a primeira visita em..

    www.bagageirodocurioso.spaceblog.com.br

    ResponderExcluir
  5. dicas pra pc sao sempre bem vindas, quando o meu da problema, eu fico perdidinha!!
    num sei fazer nada, e sempre corro pra pedir ajuda a algum amigo que entende.

    ResponderExcluir
  6. opa, ótimas dicas!Muito úteis, por sinal. Essa de ligar e desligar eu nao sabia...vou mostrar pra minha mae, que acha que computador é que nem TV. hehehe
    Vai ter outro post falando sobre os cuidados com notebooks?:D

    http://redescobrindosp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. é sempre bom fazer ele durar, alias, quando ele passar a ser ultrapassado, você pode acaba podendo vender e conseguir um pc da nova geração.
    abraços!

    http://wallnosekai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Boas dicas, algumas coisas eu não sabia e aprendi agora. Li no comentário aí acima , que o anti-vírus Avira 9 é ótimo, vou ler sobre ele. Ando precisando de um assim, que seja "Ótimo".
    Se quiser retribuir a visita, fique à vontade...
    Beijinhos de Rozangela Melo
    Fazemos cinema amador
    Visite nosso blog

    ResponderExcluir
  9. www.cgfilmpictures.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Meu estabilizador tem uma potência de 300Va. Ou seja, não serve pra nada!

    ResponderExcluir
  11. POr enquanto não posso eu mesmo fazer a limpeza porque o micro tá na garantia. No antigo eu fazia direto.

    E além disso, a cada 3 meses formatava o HD. Já deixava particionado para formatar só a partição do windows. Aliás, um conselho que eu dou é sempre ter dois sistemas operacionais. Se der pau no windws, dá para salvar os arquivos com o Linux.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Excelente essas dicas, algumas dessas coisas eu já faço, outras não porque não sei mesmo como fazer.

    ResponderExcluir
  13. Cara, muito legal, essas dicas, vou guardá-las para quando eu tiver um pc de verdade!!XD
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. o meu ja tem 10 anos, não me pergunte como...
    boas as dicas

    http://sasdelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Mew, eu tenho mo medo do meu pc ter um derrame ou coisa pior
    rsrs
    abraço
    legal seu texto, bastante coisa interessante pra prolangar
    eu irei fazer umas 80 por cento >.<

    ResponderExcluir