terça-feira, 31 de março de 2009

INTERNET : CUIDADO O CONFICKER SERÁ ATIVADO

Ele está à espreita em milhões de computadores em todo o mundo. É incrivelmente sofisticado e flexível, com conexões ponto a ponto integradas e tecnologia de code-signing digital. Ele se diverte acabando com softwares de segurança. Em 1º de abril, o CONFICKER será ativado.

O mais assustador sobre o worm Conficker - também chamado Downadup - é que literalmente milhões de PCs infectados que operam com o Windows podem ser conectados em rede para fazer o seu lançamento. A segunda coisa mais assustadora é que ninguém sabe ao certo o que seu criador vai fazer com este exército virtual em 1º de abril, quando ele está programado para entrar em contato com um servidor para obter instruções. Ele é tão ruim que a microsoft está oferecendo uma recompensa de US$ 250 mil pelo autor, vivo ou morto (Bem, eles provavelmente o querem vivo, mas eles o odeiam com força).

Conficker - cujo nome esquisito é uma combinação de "configuração" e uma palavra pouco mais educada que fucker, segundo o Urban Dictionary (veja no atalho http://tinyurl.com/d588pj) - começou a vida como um humilde worm "não muito bem sucedido" em novembro, diz Vincent Weafer, VP da Symantec Security Response. Weafer nos disse que ele explorava a vulnerabilidade de um servidor remoto da Microsoft que já tinha sido anunciada e corrigida no mês anterior, de modo que os únicos sistemas vulneráveis foram os que não tinham sido atualizados.

Então o que vai acontecer?
Bem, ninguém sabe ao certo. O criador do Conficker pode fazer o que quiser com o seu exército. Lançar DoS attacks em massa, configurar a máfia do "Dark Google", atingir milhões de novas máquinas, ou gerar uma onda de spams que vai travar servidores em todo o mundo.

Porém, o mais provável, nos disse Weafer, é que o criador do Conficker seja motivado por dinheiro - eles vão alugá-lo. E se o Conficker for usado como uma poderosa ferramenta apocalíptica, eles vão "perder rapidamente a capacidade de fazer dinheiro" com ele. Uma operação discreta domando a potência dos computadores que estão localizados principalmente em países em desenvolvimento pode não ter um grande impacto, embora certamente abriria um terrível precedente: Independentemente dos resultados do Conficker, eles levarão outros a desenvolver esta ideia em novas direções assustadoras.

A abordagem inovadora do Conficker que utiliza conexão ponto a ponto, code-signing e uma configuração em domínio distribuído muito possivelmente irá servir de inspiração para outros programadores de malwares, os quais Weafer disse que "você pode apostar" que estão assistindo bem de perto o sucesso do Conficker, da mesma forma que os criadores do Conficker claramente aprenderam com as experiências obtidas com malwares anteriores. É como o código aberto do mal.

Isso não significa que o 1º de abril será um "Pearl Harbor digital." Se a sua máquina está com a correção e a atualização em dia, o Microsoft Report de Ed Bott (http://blogs.zdnet.com/Bott/) nos diz que você provavelmente estará totalmente bem. E sim, você pode se livrar dele mesmo se tiver sido infectado (no atalho http://tinyurl.com/8nbwux ).

Existe uma chance remota de que o Conficker possa se transformar num poderoso computador paralelo que chegue ao limite da autoconsciência, quando 1º de abril chegar. Porém, o mais do que provável é que o dia vá chegar e passar sem que você perceba nada de estranho, apenas alguns spams extras na sua caixa de entrada para algum V@ltr3xxx.


Um comentário: